Resenhando o livro: O Ciclo do Sucesso

janeiro 22, 2021

Resenhando o livro:

O Ciclo do Sucesso



        Com dezenas de livros divulgados, milhares de palestras dadas e consultorias prestadas, Brian Tracy conseguiu perceber um traço de personalidade marcante em todas as pessoas de sucesso! Estas pessoas são autoconfiantes! Elas sabem do seu potencial e do poder que tem em mãos e assim conseguem atingir grande sucesso.

“Tudo se torna possível para quem tem grande autoconfiança e inabalável fé em si. Mais que qualquer outra coisa, sentimo-nos muito bem conosco”

            Agora, como compreender o motivo de algumas pessoas serem autoconfiantes e outras não?

“Nossos pensamentos e sentimentos sobre nós mesmos, e a respeito do que podemos fazer ou não, resultam da soma total de toda uma vida de experiências e condicionamentos e têm pouca relação com o que de fato nos é possível realizar”

            O autor faz uma analogia interessante no livro: Nossa forma física, força, evoluem com a capacidade que treinamos e alimentamos com coisas saudáveis. Nossa mente não é diferente, pessoas autoconfiantes, nutriram e exercitaram sua mente de forma consciente e positiva.
            O autor ainda traz para nós Leis mentais que irei resumir algumas brevemente:

            Lei da Concentração: “tudo em que nos aplicamos com intensidade se desenvolve em nossa realidade.”

            Lei da Atração: “Essa lei estabelece que semelhante atrai semelhante. Ela determina que, inevitavelmente, atraímos para a nossa vida as pessoas, ideias, circunstâncias e oportunidades que estão em harmonia com nossos pensamentos dominantes.” - Nem precisamos falar o quão perigosos são nossos pensamentos, certo?

A Lei da Correspondência: Essa diz que nosso mundo exterior tende a corresponder ao nosso mundo interior. Nossa saúde, nossa riqueza e nossos relacionamentos refletem a maneira como pensamos a respeito de cada um desses assuntos.

E obviamente, um assunto que batemos muito na tecla aqui, são os nossos VALORES! E uma pessoa autoconfiante tem valores bem definidos!


“A base da autoconfiança é viver a vida de acordo com nossos próprios valores e princípios mais íntimos... O ponto de partida para desenvolver altos níveis de autoconfiança e também se tornar um ser humano melhor é pensar e decidir a respeito dos próprios valores”

No livro ele dá dicas valiosas! Seus valores são inegociáveis! Então, pense com carinho quais são eles! Escreva em um papel eles, depois, elenque eles em ordem, do mais importante para o menos importante. Sempre que você tomar uma atitude, tendo esses valores claros, seu cérebro tomará decisões automáticas acerca destes valores.

Os 4 C’s para desenvolver a confiança:

1. Clareza. Decida exatamente o que você quer alcançar e o tipo de pessoa que deseja se tornar.”

2. Convicção. Desenvolva a fé inabalável de que você pode realizar qualquer coisa que colocar em sua mente.”

3. Compromisso. Proponha-se a fazer o que for necessário; desenvolva a disposição de pagar o preço, com antecedência, por todo o sucesso que deseja.”

4. Consistência. Proponha-se a trabalhar em seus objetivos todos os dias, de manhã, à tarde e à noite, até que eles se realizem.”

E o que fazer com os fracassos que irão surgir, mesmo com todo este esforço?


“Como escreveu Stanley Judd: “Não tenha medo de falhar. Não desperdice energia tentando encobrir o fracasso. Aprenda com seus erros e encare o próximo desafio. Falhar não é um problema. Se você não estiver fracassando, não estará crescendo.””


Sim, as pessoas autoconfiantes FRACASSAM e sabem por que? Por que elas são pessoas normais! O que as diferencia, é que elas são persistentes com seus sonhos! Temos a incrível sensação de que que obteve sucesso na vida, é uma pessoa que nasceu “pronta” e NÃO. Não é assim, ela se formou e batalhou muito para chegar onde está.

            Portanto, o livro auxilia você a entender que você pode alcançar o sucesso se tiver autoconfiança e saber que o fracasso faz parte da jornada.


“Joyce Brothers escreveu: “A pessoa interessada no sucesso deve aprender a enxergar o fracasso como parte saudável e inevitável do processo de chegada ao topo.””

 

O que falar do livro? Rápido, leve e cheia de dicas importantes! Traz boas reflexões e perguntas no final de cada capítulo! Se você gosta do estilo do Paulo Vieira, este é um ótimo complemento e aprofundamento do livro “O poder da ação”.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.