Resenhando o livro: Especialista em Pessoas

janeiro 21, 2023

Especialista em Pessoas

 Soluções bíblicas e inteligentes para lidar com 
todo tipo de gente

Falaaa pessoal, fiquei um tempinho fora daqui do blog, mas não lá da página do insta, então segue lá! (@Resenhasdoraposo)

Você irá lidar com pessoas desde sua infância até a sua morte! Então não meça esforços para aprender mais sobre o relacionamento com pessoas!

Pessoas são complexas., nunca iremos conhecer uma pessoa 100% (nem você se conhece 100%), então é quase impossível não se decepcionar com alguém. Mas há maneiras de você amenizar alguns traumas nos relacionamentos!

Aqui Brunet apresenta para nós a teoria das três esferas da amizade. 

As 3 esferas da amizade e seus impactos 

Você terá uma esfera menor, chamada de íntimos, aqui são os amigos que chamamos de irmão, aquele que você pode confiar segredos, confiar intimidades e pedir conselhos, poucos irão se encaixar aqui, provavelmente você tenha no máximo a quantidade que dê para contar em uma única mão!

 

Em um círculo maior, temos o que é chamado de necessários. Esses serão os que você pode contar para a realização de uma causa, de um propósito maior. Eles irão estar ao seu lado para te auxiliar. Aqui você pode confiar algumas coisas, mas nada demais, para evitar decepções!

 

E por fim, temos o maior ciclo, que são os amigos estratégicos, aqui são aquelas pessoas que você necessita para te ajudar em algo, para a realização de um plano, elas podem passar na sua vida para algo rápido, ou podem ficar por mais tempo, você pode precisar dele de forma recorrente.

 

Aqui é importante entender, que essas esferas não podem se misturar, o jeito que você se relaciona com um, não pode ser da mesma forma que você se relaciona com os outros. E lembre que essas pessoas podem transitar entre essas esferas. Um amigo íntimo pode se tornar um amigo estratégico (ou ser excluído destas esferas) e vice versa. 


Durante o livro, são citados diversos trechos do maior especialista de pessoas que é conhecido (Jesus). Ele nos ensinou como lidar até com as pessoas mais difíceis! Jesus em sua caminhada final, carregando sua cruz, depois de ter sofrido tanto, ainda assim, orava e pedia ao Pai para que lhes perdoassem, pois eles não sabiam o que faziam!

 

Quantas vezes você foi injustamente acusado de algo! Quantas vezes alguém passou a perna em você, ou simplesmente te tratou de forma negativa? Nosso instinto é revidar, querer discutir, mas um especialista em pessoas aprendeu com Jesus que devemos dar a outra face. Querer discutir com alguém é igual dar um murro em ponte de faca, você até pode machucar a outra pessoa, mas a certeza que temos é que você irá se ferir em 100% das vezes que fizer isso!

 

No seu desenvolvimento, você foi ensinado por outras pessoas e o jeito que elas te ensinaram e educaram, nem sempre foi o mais correto! Talvez você tenha adquirido traumas e aversões. Entender mais sobre você, irá abrir um caminho para ser mais empático com outras pessoas.

 

“Por mais difícil que a convivência humana pareça ser, e ela realmente é, jamais transformaremos o mundo usando coisas, mas servindo pessoas” – Brunet

Livro rápido, direto e uma leitura fácil! Recomendo!

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.