Resenhando o livro: AS CARTAS DE BEZOS
AS CARTAS DE BEZOS
14 PRINCĂPIOS PARA CRESCER COMO A AMAZON
Eu e o Thor afiamos o livro uma vez mais e que livro! Muitos insights e aprendizados com uma das maiores empresas de nossa ĂŠpoca! Vale a leitura para qualquer pessoa.
AtrĂĄs de grandes empresas e de grandes empresĂĄrios existem duas coisas que gosto muito e que me fizeram ler esse livro! PrincĂpios e Valores! Uma empresa forte possui esses dois bem estruturados e nĂŁo apenas pintados em uma parede ou quadro, mas vividos de forma diĂĄria na vida de cada pessoa que trabalhe nessa empresa.
No caso da Amazon, vemos uma das maiores empresas de nossa ĂŠpoca com princĂpios muito bem definidos e claros e sendo vivenciados por todos, principalmente pelo seu fundador Jeff Bezos. Criada no ano de 1994, Bezos teve uma visĂŁo inovadora para ĂŠpoca que mal tinha internet, que era criar uma livraria online que pudesse conter o maior nĂşmero possĂvel de tĂtulos.
Mesmo sendo um empreendimento
extremamente arriscado, Bezos tinha uma visĂŁo clara e um dado que deu a ele a
confiança desse investimento. A internet mesmo dando seus primeiros passos,
crescia de forma exponencial e ele soube aproveitar essa onda.Vamos analisar abaixo trĂŞs princĂpios que fizeram a Amazon crescer!
PrincĂpio 1 – Incentivar o “fracasso bem-sucedido” – Para maior parte dos empresĂĄrios, quanto mais a empresa cresce, menos ele arrisca, para Bezos ĂŠ o inverso e ĂŠ esse um dos motivos para a empresa crescer tanto. O fracasso bem-sucedido ĂŠ uma mentalidade que deve ser vivida por todos nĂłs (estando em uma empresa ou nĂŁo).
VocĂŞ sĂł fracassa quando vocĂŞ nĂŁo aprende com seus erros. Se vocĂŞ aprender com eles, atĂŠ seus fracassos serĂŁo bem-sucedidos. Lembre de Napoleon Hill que diz que para cada fracasso carrega consigo uma semente de um benefĂcio igual ou maior!
Tenha uma cultura de empresa em que o erro nĂŁo seja punido, desde que esteja errando sempre em coisas novas! Repetir os mesmos erros nĂŁo ĂŠ aceitĂĄvel, mas errar em coisas novas, procurando novas formas de melhorar ĂŠ aceitĂĄvel e pode se aprender com esses erros.
PrincĂpio 4 – Ter obsessĂŁo pelo cliente - Muitas empresas
dizem colocar seus clientes na frente, mas poucas fazem isso na prĂĄtica. A
Amazon Ê uma das poucas empresas que coloca em ação. O foco Ê no cliente, em
solucionar problemas que eles nem sabem que possuem muitas vezes. Nos anos 90
ninguĂŠm achava que era possĂvel comprar livros pela internet, nos anos 2000
ninguĂŠm achou que era possĂvel pagar frete barato, nos anos 2010 ninguĂŠm acreditava
que daria para integrar sua casa com um aparelho eletrĂ´nico...
AlÊm de todas as soluçþes tecnológicas, problemas acontecem diariamente com o
cliente final. E para ter uma solução råpida, a Amazon deixa na mão de seus
colaboradores a maior parte das decisĂľes! Ă um problema simples? Para que
passar para outra pessoa? O atendente por exemplo pode solucionar e isso estĂĄ
totalmente ligado com outros princĂpios deles, como por exemplo;
PrincĂpio 7: Agilizar tomada
de decisĂľes: Pra que demorar em algo que deve ser simples? Por qual motivo
frustar um cliente? Por exemplo.
PrincĂpio 8: Simplificar o que ĂŠ complexo: Tem coisas que sĂŁo em termos simples
de resolver, mas empresas criam tantas regras e impedimentos, que se torna
inviĂĄvel mudar um processo, fazer uma melhoria, isso desanima quem trabalha na
empresa.
A Amazon possui trĂŞs pilares para a experiĂŞncia positiva do cliente, que sĂŁo:
Preços baixos, uma seleção vasta de produtos e entrega råpida e conveniente.
Os pilares são simples, mas fazem a diferença quando compramos.
PrincĂpio 7: Agilizar a tomada
de decisĂľes - Em um mundo altamente competitivo, vocĂŞ nĂŁo pode perder tempo! O
tempo se torna um dos ativos mais importante, vocĂŞ ser pioneiro em uma
tecnologia, te garante um resultado muitas vezes positivo.
Na vida ou nos negĂłcios, devemos estar cada vez mais atentos ao tempo. Nem
todas decisĂľes podemos tomar de imediato, mas nem todas podemos demorar, pois
sĂŁo que nem oportunidades, se demorarmos, perdemos ela e podemos nĂŁo ter outra
novamente.
Aqui consigo ver em meus atendimentos dos traços de caracteres, aqueles que demorar tanto, ponderando todos os prĂłs e contras, que perdem facilmente o timing. Como temos os traços que sĂŁo mais rĂĄpidos, mas com uma leve tendĂŞncia inconsequente, se nĂŁo der certo, simplesmente passa para outro, aqui ĂŠ preciso equilĂbrio entre esses traços.
Uma estratĂŠgia simples aqui de Bezos, ĂŠ reconhecer que cada tomada de decisĂŁo deve ter medidas diferentes. Ou seja, nem todas sĂŁo lentas, mas nem todas sĂŁo tomadas de forma rĂĄpida. Para isso ele articulou dois tipos de decisĂľes:
DecisĂľes do Tipo 1: SĂŁo as mais importantes, que implicam graves consequĂŞncias e nĂŁo permitem que se volte atrĂĄs
DecisĂľes do Tipo 2: SĂŁo aquelas que podem ser mudadas ou revertidas sem que isso seja considerado o fim do mundo.
Outro ponto importante para agilizar as decisþes Ê que você não pode esperar para ter 100% das informaçþes para tomar uma decisão, isso acaba gerando procrastinação. A maior parte das decisþes, você pode tomar com cerca de 70% de informação!
"A EQUIPE SĂNIOR DA AMAZON ESTĂ DETERMINADA A MANTER UM RITMO ACELERADO NA TOMADA DE DECISĂES. NOS NEGĂCIOS, A VELOCIDADE IMPORTA - E, ALĂM DISSO, UM AMBIENTE DE RĂPIDA TOMADA DE DECISĂES Ă MAIS DIVERTIDO TAMBĂM." - BEZOS, CARTA DE 2016
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