Resenhando o livro: AS CARTAS DE BEZOS

julho 12, 2023

AS CARTAS DE BEZOS

14 PRINCÍPIOS PARA CRESCER COMO A AMAZON

Eu e o Thor afiamos o livro uma vez mais e que livro! Muitos insights e aprendizados com uma das maiores empresas de nossa ĂŠpoca! Vale a leitura para qualquer pessoa.

AtrĂĄs de grandes empresas e de grandes empresĂĄrios existem duas coisas que gosto muito e que me fizeram ler esse livro! PrincĂ­pios e Valores! Uma empresa forte possui esses dois bem estruturados e nĂŁo apenas pintados em uma parede ou quadro, mas vividos de forma diĂĄria na vida de cada pessoa que trabalhe nessa empresa.

No caso da Amazon, vemos uma das maiores empresas de nossa ĂŠpoca com princĂ­pios muito bem definidos e claros e sendo vivenciados por todos, principalmente pelo seu fundador Jeff Bezos. Criada no ano de 1994, Bezos teve uma visĂŁo inovadora para ĂŠpoca que mal tinha internet, que era criar uma livraria online que pudesse conter o maior nĂşmero possĂ­vel de tĂ­tulos.

Mesmo sendo um empreendimento extremamente arriscado, Bezos tinha uma visão clara e um dado que deu a ele a confiança desse investimento. A internet mesmo dando seus primeiros passos, crescia de forma exponencial e ele soube aproveitar essa onda.Vamos analisar abaixo três princípios que fizeram a Amazon crescer!

PrincĂ­pio 1 – Incentivar o “fracasso bem-sucedido” – Para maior parte dos empresĂĄrios, quanto mais a empresa cresce, menos ele arrisca, para Bezos ĂŠ o inverso e ĂŠ esse um dos motivos para a empresa crescer tanto. O fracasso bem-sucedido ĂŠ uma mentalidade que deve ser vivida por todos nĂłs (estando em uma empresa ou nĂŁo).

VocĂŞ sĂł fracassa quando vocĂŞ nĂŁo aprende com seus erros. Se vocĂŞ aprender com eles, atĂŠ seus fracassos serĂŁo bem-sucedidos. Lembre de Napoleon Hill que diz que para cada fracasso carrega consigo uma semente de um benefĂ­cio igual ou maior!

Tenha uma cultura de empresa em que o erro nĂŁo seja punido, desde que esteja errando sempre em coisas novas! Repetir os mesmos erros nĂŁo ĂŠ aceitĂĄvel, mas errar em coisas novas, procurando novas formas de melhorar ĂŠ aceitĂĄvel e pode se aprender com esses erros.

PrincĂ­pio 4 – Ter obsessĂŁo pelo cliente - Muitas empresas dizem colocar seus clientes na frente, mas poucas fazem isso na prĂĄtica. A Amazon ĂŠ uma das poucas empresas que coloca em ação. O foco ĂŠ no cliente, em solucionar problemas que eles nem sabem que possuem muitas vezes. Nos anos 90 ninguĂŠm achava que era possĂ­vel comprar livros pela internet, nos anos 2000 ninguĂŠm achou que era possĂ­vel pagar frete barato, nos anos 2010 ninguĂŠm acreditava que daria para integrar sua casa com um aparelho eletrĂ´nico...
Além de todas as soluções tecnológicas, problemas acontecem diariamente com o cliente final. E para ter uma solução rápida, a Amazon deixa na mão de seus colaboradores a maior parte das decisões! É um problema simples? Para que passar para outra pessoa? O atendente por exemplo pode solucionar e isso está totalmente ligado com outros princípios deles, como por exemplo;

PrincĂ­pio 7: Agilizar tomada de decisĂľes: Pra que demorar em algo que deve ser simples? Por qual motivo frustar um cliente? Por exemplo.
PrincĂ­pio 8: Simplificar o que ĂŠ complexo: Tem coisas que sĂŁo em termos simples de resolver, mas empresas criam tantas regras e impedimentos, que se torna inviĂĄvel mudar um processo, fazer uma melhoria, isso desanima quem trabalha na empresa.

A Amazon possui trĂŞs pilares para a experiĂŞncia positiva do cliente, que sĂŁo:

Preços baixos, uma seleção vasta de produtos e entrega råpida e conveniente.

Os pilares são simples, mas fazem a diferença quando compramos.

PrincĂ­pio 7: Agilizar a tomada de decisĂľes - Em um mundo altamente competitivo, vocĂŞ nĂŁo pode perder tempo! O tempo se torna um dos ativos mais importante, vocĂŞ ser pioneiro em uma tecnologia, te garante um resultado muitas vezes positivo.
Na vida ou nos negĂłcios, devemos estar cada vez mais atentos ao tempo. Nem todas decisĂľes podemos tomar de imediato, mas nem todas podemos demorar, pois sĂŁo que nem oportunidades, se demorarmos, perdemos ela e podemos nĂŁo ter outra novamente.

Aqui consigo ver em meus atendimentos dos traços de caracteres, aqueles que demorar tanto, ponderando todos os prós e contras, que perdem facilmente o timing. Como temos os traços que são mais råpidos, mas com uma leve tendência inconsequente, se não der certo, simplesmente passa para outro, aqui Ê preciso equilíbrio entre esses traços.

Uma estratĂŠgia simples aqui de Bezos, ĂŠ reconhecer que cada tomada de decisĂŁo deve ter medidas diferentes. Ou seja, nem todas sĂŁo lentas, mas nem todas sĂŁo tomadas de forma rĂĄpida. Para isso ele articulou dois tipos de decisĂľes:

DecisĂľes do Tipo 1: SĂŁo as mais importantes, que implicam graves consequĂŞncias e nĂŁo permitem que se volte atrĂĄs

DecisĂľes do Tipo 2: SĂŁo aquelas que podem ser mudadas ou revertidas sem que isso seja considerado o fim do mundo.

Outro ponto importante para agilizar as decisþes Ê que você não pode esperar para ter 100% das informaçþes para tomar uma decisão, isso acaba gerando procrastinação. A maior parte das decisþes, você pode tomar com cerca de 70% de informação!

 "A EQUIPE SÊNIOR DA AMAZON ESTÁ DETERMINADA A MANTER UM RITMO ACELERADO NA TOMADA DE DECISÕES. NOS NEGÓCIOS, A VELOCIDADE IMPORTA - E, ALÉM DISSO, UM AMBIENTE DE RÁPIDA TOMADA DE DECISÕES É MAIS DIVERTIDO TAMBÉM." - BEZOS, CARTA DE 2016

 

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