Três lições tiradas do livro: O Velho e o Mar

setembro 05, 2021


Três lições tiradas do livro: 

O Velho e o Mar

Seria um insulto a alma de um dos maiores escritores, dizer que a sua obra está relacionada a uma auto-ajuda barata, das quais encontramos por aqui e por ali nos dias de hoje, que em sua maior parte tem como finalidade apenas a venda e nada mais. 

Ernest Hemingway é totalmente feliz em sua obra “O velho e o mar”. Um livro simples, mas, sem ser simplório. Conseguiu reunir em pouco mais de 100 páginas, conflitos inerentes a todos os seres humanos, como a solidão, a velhice e o desafio pela sobrevivência, mesmo não tendo a intenção de ser uma auto-ajuda, podemos tirar lições valiosas para a vida!

Rapidamente mergulhamos no personagem carismático que é o Santiago. Um pobre senhor, que já foi um dos maiores pescadores de todas as redondezas, mas, se encontra numa maré de azar. Um pescador que não consegue pescar um peixe, é o mesmo que um atacante que não consegue fazer gols, logo a zombaria vem de seus colegas, a fome e a pobreza lhe assombram.

Mas, mesmo nesta onda de azar, Santiago possui uma fé enorme, e é por isso, que separei 3 lições que retirei deste livro e espero que elas contribuam com você:

Lição n°1 - Nada como um dia após o outro... – Imagine você indo trabalhar todos os dias e não conseguir atingir o seu objetivo. Se você é uma pessoa comprometida, isso irá te destruir por dentro. Santiago passa diversos dias sem pescar um único peixe e isto é frustrante para ele.

As pessoas que passam por este tipo de desafio, acabam desistindo, recorrendo para a opção b, pois acham que não possuem jeito para isso... Mas e quando você não tem a segunda opção? É melhor então se preparar da melhor maneira possível para a opção A... E é isso que Santiago nos ensina muito bem!

"...O que aconteceu é que acabou minha sorte. Mas, quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então se a sorte me sorrir, estou preparado..." 

Mesmo diante de todos os desafios que lhe são impostos, ele se prepara, dia após dia, para fazer o seu melhor, para fazer o que ele sabe, logo, desistir não é uma opção e devemos aprender isso com o nosso velho Santiago.

Lição n°2 - Foco no que almeja… – Imagine como a pesca era desafiadora por volta dos anos de 1950 em Cuba, não existia vara e molinete. Para pescar, era necessário uma corda e força nos braços e nas mãos... Logo, quando Santiago pesca um dos maiores peixes vistos por aquelas bandas, ele não pode puxar o peixe, pois não teria força para vencer o peixe e muito provavelmente a corda estouraria.

Então, inicia-se uma luta incansável de homem contra peixe, ligados a uma corda... Santiago sofre nesta luta, é um senhor, em alto mar, sozinho, sem comida e com pouca água, precisa manter a mão firme segurando a corda, para que ela não se perca... Mas, ele possui um foco invejável para todos, obstinado em sua caça, ele sabe que qualquer deslize, significaria a perda de sua presa.

"Pense constantemente no peixe. Pense no que está fazendo. Você não deve distrair-se nem um minuto." 

Mesmo perante tantos desafios, cansaço, dores, o seu foco é um só, o peixe. Nada tira isso da cabeça dele e assim devemos ser em nosso dia a dia! Não podemos nos abalar e nem deixar que acontecimentos externos nos desvie de nosso foco. 

Lição n°3  O sofrimento é inerente a vida... – O sofrimento é inerente a vida, mas o que irá te diferenciar dos demais, é sua reação perante os desafios que lhe são dados! Santiago é um homem firme e em sua simplicidade esconde grande sabedoria. Mesmo perante uma batalha exaustiva, ele sabe que pode dar um pouco mais de si, ele não pode nadar tanto e morrer na praia.

“Já agora, velho Santiago, você está ficando com a cabeça muito confusa. Você precisa conservar-se lúcido. Conserve-se lúcido e aprenda a sofrer como um homem. Ou como um peixe.”

Neste duelo, só um pode ganhar, só através do duelo que haverá um campeão, mas não se pode ganhar, sem antes batalhar e dar o seu melhor. Sem luta, não há o prazer da vitória e é neste sofrimento que se esconde algo belíssimo e você deve estar pronto para tanto, como Santiago esteve para ir à caça de seu peixe!

    É neste flow que encerro os aprendizados deste livro, obviamente poderia falar mais de uns 3, é um livro que abre margem para assuntos profundos e filosóficos, por isso, peço com carinho para ti, quando for ler este livro, leia com atenção e se deleite em cada uma de suas linhas, pois esta é uma obra memorável.

 Quer contribuir com a página? Compre através do link abaixo!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.