Resenhando o livro: Comece pelo Porquê

março 04, 2021

Comece pelo Porquê

Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Você já parou para pensar, por qual motivo algumas empresas conseguem juntar pessoas sobre uma mesma causa? Tornando estas pessoas seguidoras fiéis, protetoras desta marca! Fazem até propaganda grátis para quem quiser ouvir. Para Simon Sinek, está lealdade foi criada quando a empresa estabeleceu de forma clara o seu propósito! Ou seja, elas sabem o “porquê” fazem o que fazem.

Este é um livro que considero obrigatório para empreendedores, para quem trabalha com Marketing e pessoas que querem divulgar o seu PORQUÊ para o mundo!


“Existem líderes e existem aqueles que lideram. Líderes ocupam uma posição de poder e de influência. Os que lideram nos inspiram.”

Existem centenas de pessoas e de empresas que conseguem mostrar para o mundo com clareza o seu PROPÓSITO e quando estas conseguem fazer isso, passam a ter seguidores fiéis! Mas, como podemos mostrar para o mundo nosso propósito? 

Vamos começar com empresas que manipulam seus clientes em busca de resultados rápidos:

Manipulação X Inspiração

Umas das maneiras de ter resultados rápidos em vendas é a manipulação. Empresas e políticos, utilizam a manipulação para convencer você a comprar o produto dela ou que você vote nele. A manipulação dá ótimos resultados a curto prazo! Se você parar para refletir, irá perceber que para qualquer produto que você queira comprar existe um substituto! Com preço melhor, de mais fácil acesso e as vezes até de atributos melhores!

“Manipulações são uma estratégia perfeitamente válida para impulsionar uma transação ou qualquer comportamento que seja requisitado só uma vez ou em raras ocasiões.”

Alguns tipos de Manipulações são: 

preço é um ótimo jeito de manipular os clientes, que aderem facilmente. O medo também é uma ferramenta muito eficaz. Aspirações são eficazes principalmente quando relacionadas ao ego do consumidor: “Faça esta série de exercícios para ter o corpo com que sempre sonhou!”. Temos outras como pressão social, novidade, entre outros.    

Por que as empresas usam a Manipulação? Pois, ela gera resultados! De curto prazo, você consegue dar um BOOM em suas vendas. No entanto, este, se não usado de forma correta, pode se tornar um vício! Você irá necessitar cada vez mais! Por exemplo, se você fizer muitas queimas de estoque em sua loja, você vai habituar seus clientes a só comprarem quando existam promoções. Ou seja, no período normal dos preços as vendas serão baixas!

“Só porque funciona não quer dizer que é o certo”

Mas o que explica a fidelidade de uma pessoa a uma marca? A inspiração! 

São poucas as pessoas que inspiram! A inspiração é um ato genuíno, você não pode forçar ninguém a se sentir inspirado. Para que você possa inspirar, terá que ter um SENSO DE PORQUÊ muito claro. Em outras palavras, deverá saber o seu propósito e mostrar para as pessoas isto! E não apenas mostrar com palavras e comerciais, mas em atitudes também. VOCÊ deve alinhar as suas palavras com suas atitudes!

Círculo Dourado

Existe uma alternativa melhor do que a Manipulação, que é o Inspirar os seus clientes, mas como fazer isso? Simon nos apresenta uma ferramenta valiosa, o círculo dourado nos mostra como deveríamos divulgar nossa empresa, ideias, produtos!

O Círculo Dourado mostra como esses líderes foram capazes de inspirar ação em vez de manipular as pessoas para que agissem.”

    O círculo foi inspirado na proporção áurea, este é uma relação matemática, que encantou arquitetos, engenheiros, músicos e matemáticos. Leonardo da Vinci e Pitágoras atestaram que essa proporção oferece uma fórmula para que se possa encontrar a proporção exata para tudo o que exista no mundo!

Na adaptação de Simon, o Círculo Dourado, é a representação de um padrão, que é seguido por líderes, sejam eles indivíduos e/ou organizações. Estes líderes se comunicam, seguindo a ideologia do Círculo! Estes não utilizam da força, intimidação ou manipulação, eles inspiram falando sobre o principal! O seu PORQUÊ.

O Círculo é um simples gráfico, com a forma de um alvo, que indica a sequência que devemos seguir: PORQUÊ > COMO >O QUÊ.

O quê: Todas as pessoas sabem falar “O QUÊ” fazem, e se voltam para isso. Ao fazer isso, elas se limitam! Estão presas a fazer uma única coisa.

Como: Não é tão óbvio quanto o “o quê”, mas pode ser utilizado como um fator diferencial da sua empresa. Muitas empresas sabem falar o "como" fazem.

Porquê: Raras são as pessoas que conseguem articular de forma clara o porque  fazem o que fazem. Estas conseguem resultados fantásticos por onde se aventuram, quando conseguem manter o seu propósito alinhado com o que fazem.

Pessoas que possuem o seu propósito claro não podem se limitar ao ganhar dinheiro (Este é um resultado). O seu “porquê” deve ser algo maior! Como Simon resume, é uma causa ou uma crença!

As empresas e os líderes que conseguem INSPIRAR, conseguem se comunicar no círculo de dentro para fora.

Para finalizar! Quando você conhece o seu PORQUÊ e utiliza ele em suas práticas, você se torna AUTÊNTICO. Quando você se torna autêntico, você atrai pessoas com ideologias e atitudes semelhantes as suas! Isso faz com que estas pessoas sejam mais do que seus clientes, se tornem fiéis a você, a sua marca e ao seus produtos!

“Ser autêntico não é requisito para o sucesso, mas passa a ser se você quiser que o sucesso seja duradouro.”





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