Resenhando o livro: Por que fazemos o que fazemos

abril 21, 2020
Muito boa tarde, meus consagrados! Hoje, dia 21/04/2020, é feriado de Tiradentes e para isso, trago uma análise de um livro SENSACIONAL!



Por que fazemos o que fazemos? Do Mario Sergio Cortella

Super recomendo esse livro, com ótimos exemplos, tratados de forma leve e dinâmico, este livro irá te ajudar a refletir sobre a vida.








Resenhando o livro: "Por que fazemos o que fazemos", escritor: Mario Sergio Cortella.

O que te motiva a sair da cama em uma segunda-feira, as 06 horas da manhã? Você não sabe responder, correto? Segunda feira é conhecido como o dia da preguiça, as pessoas já ficam tristes ao ver o Faustão na TV no domingo.
Já parou para refletir sobre isso? Não?

Então esse livro maravilhoso pode te ajudar, escrito pelo querido Professor Mario Sergio Cortella, traz de forma prática e direta, assuntos filosóficos sobre motivação, propósito de vida, significância e muito mais. E no Resenhando de hoje, iremos pegar alguns desses insights e analisar. Vem comigo!
CANSAÇO X ESTRESSE
Segunda-feira, despertador toca, se você (acorda pulando, você não é uma pessoa normal kk brincadeirinha), se você tem a vontade de dormir mais um pouquinho, isso é sinal de cansaço, provavelmente você não descansou o suficiente no final de semana, agora se a vontade é de não sair da cama, isso é sinal de estresse, ai não existe descanso que cure.
E o que faz a pessoa acordar animado em uma segunda-feira?
O propósito!
Ok, mas ai você me pergunta, o que é o propósito?

“A palavra “propósito”, em latim, carrega o significado de “aquilo que eu coloco adiante”. O que estou buscando”, ou seja, por qual motivo eu faço o que estou fazendo. Você já pensou nisso? Muitas pessoas trabalham no automático, trabalham pois tem que trabalhar, outras pela sobrevivência (dinheiro não cai do céu), porém esse motivo para muitas pessoas pode ser muito leviano e isso não irá motivar este individuo, ela tem que encontrar um propósito, além deste. E qual seria? Para algumas pessoas é se reconhecer na atividade que exerce, ver o significado da obra.
Como no conto em que um rapaz passa por uma obra e pergunta para um operário que estava fazendo a massa de concreto, o que ele estava fazendo e em prontidão ele responde: “Erguendo uma parede”, não satisfeito com a resposta ele acha outro indivíduo e faz a mesma pergunta e este responde: “Eu estou construindo uma Catedral.‘”, perceberam a diferença??
E o que a rotina tem a ver com isso? 
Geralmente as pessoas reclamam de suas rotinas e por isso tem a falta de motivação: Primeiro devemos entender que a rotina é benéfica, ela “pode ser, inclusive, altamente libertadora. É ela que permite a organização de uma atividade e, portanto, a utilização inteligente do tempo”
E o que achamos que é a rotina é o que na verdade? É a monotonia, ou seja, faço as coisas pois elas tem que ser feitas, não porque vejo motivo. “O perigo é quando a rotina deixa de ser algo que me prepara melhor para aquilo que estou fazendo e passa a ser algo no qual           eu não presto mais atenção. Isto é, quando a repetibilidade se torna automatismo”
E como ser uma pessoa motivada? “Encontrei meu propósito, porém as vezes, me sinto desanimado/desmotivado...”. A primeira coisa que precisamos aprender, é que ninguém motiva ninguém, segundo Cortella: “Há uma frase antiga segundo a qual “motivação é uma porta que só abre pelo lado de dentro”.”, só eu posso me motivar e preciso entender que nem todos os dias são perfeitos, o fracasso ele é temporário e necessário para aprendizagem.

Resumindo tudo, que livro sensacional!!! Super indico e recomendo a todos esta leitura leve e agradável. No link da Bio você encontra link para comprar esse livro na Amazon, Submarino e Americanas!!
Links: https://afl.b2w.io/6aFk - Americanas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.