Resenhando o livro: A sutil arte de ligar o FODA-SE

abril 25, 2020
RESENHANDO O LIVRO:
A SUTIL ARTE DE LIGAR O FODA-SE

“O segredo para uma vida melhor não é precisar de mais coisas; é se importar com menos, e apenas com o que é verdadeiro, imediato e importante.”, começando com essa frase, você já consegue entender muito sobre “A sutil arte de ligar o foda-se”.

            Muitas vezes somos pegos tentando ser o que não somos, não aceitando o nosso estado atual, porém o primeiro passo para sair da merda, é reconhecer que você está na merda.




            Nesse livro, Mark Manson, pega na nossa mão com carinho e dá três tapas na sua cara para você acordar e deixar de ser mimado. Logo, no primeiro capítulo ele fala do “Círculo Vicioso Infernal” que vivenciamos atualmente.

 Esse Círculo pode ser entendido como a comparação que fazemos diariamente com a vida de outras pessoas (sempre vidas melhores) e as redes sociais aumentam essa comparação. Ele considera como uma epidemia, que deixa muita gente estressada, neurótica e se odiando.
           

  Nesse livro você não irá aprender a fechar os olhos para tudo o que acontece na sua volta, você irá aprender a focar no que realmente interessa, ou seja, no dia a dia, várias coisas fúteis acontecem e se formos dar importância a todas, perderemos nossa energia sem necessidade. “...no curto período entre o agora e o dia da sua morte, você só pode se importar com uma quantidade limitada de coisas... Se sair por aí se importando com tudo e todos sem critério algum, vai acabar se ferrando.”.
          
  Então esse livro vai me ensinar a não ter problemas? Não, como o próprio Manson fala “A SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA É APENAS O INÍCIO DO PRÓXIMO”, é impossível ter uma vida sem problemas e a felicidade está em resolver os problemas e não em, não ter.

 “ Se você evita os problemas ou acha que não tem nenhum, está no caminho da infelicidade.”

            Ficou difícil de entender? 
Vamos simplificar: 
“A pessoa com quem você se casa é a mesma com quem você briga.
 A casa que você compra é a mesma que você reforma.
 O emprego dos seus sonhos é o mesmo que vai estressá-lo. 
Tudo vem com um sacrifício embutido...”. Então, se tudo que escolhemos, terá agregado um sofrimento, como seremos felizes ou teremos sucesso? “O que determina o sucesso não é “De que prazer você quer desfrutar?”. A questão relevante é: “Qual dor você está disposto a suportar?” O caminho da felicidade é cheio de obstáculos e humilhações.”

            E aí, já sentiu algum tapa no rosto?

 Eu já senti uns dois aqui, mas... se acalme, que ainda tem mais. Se eu sempre irei ter problemas na minha vida, eu preciso mudar a forma na qual eu vejo esses problemas para ser feliz e ele relaciona isso com os VALORES, são os MEUS VALORES, que irão definir se eu me sinto uma pessoa bem sucedida ou um completo fracasso.

 Ele dá o exemplo do Dave Mustaine, um guitarrista que quando jovem, ele foi expulso de sua banda. Ele se revoltou e decidiu criar sua banda. Ele criou, nada mais do que a banda Megadeth, sucesso mundial, vendeu mais de 25 milhões de discos e mesmo assim ele se sentia mal. Pois, ele queria ser melhor que sua antiga banda, porém, seu antigo grupo era o Metallica (venderam mais de 185 milhões de discos), e por não ter feito mais sucesso que seus ex-colegas, mesmo sendo um sucesso mundial, ele não se sentia bem sucedido.


            Ele dá o exemplo de valores negativos em nossa vida:
1 – Prazer: “Pergunte a qualquer viciado em drogas aonde sua busca por prazer o levou”
2 – Sucesso material: Você não pode ser feliz só quando tiver algo, a felicidade é agora
3 – Estar sempre certo: Só irá nos levar a brigas desnecessárias
            Valores bons tem de ser valores que dependem EXCEPCIONALMENTE de NÓS, não de terceiros, por exemplo, honestidade, humildade, interesse pelo novo, altruísmo.
            Rapaz, acho que esse foi o terceiro tapa hahaha, porém, no livro, você irá encontrar muito mais dicas, ensinamentos que as vezes podem parecer óbvios, porém são extremamente necessários, para terminar, quero deixar a seguinte frase do livro:
“O medo da morte vem do medo da vida. Um homem que vive plenamente está preparado para morrer a qualquer momento.” 

Gostou da nossa análise? Compartilhe com um amigo! 
Você pode comprar o livro no seguinte link

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.