Resenhando o Livro: Crer ou Não Crer

maio 30, 2020


              Análise do livro: Crer ou Não Crer

Existe uma máxima, que diz que “Política, religião e futebol não se discutem”, eu nunca gostei deste pensamento, pois ele é empobrecedor. 

Se você pegar o significado da palavra “Discutir” teremos: “Apresentar questões acerca de alguma coisa; analisar apresentando questionamentos; examinar.”. No entanto, temos uma visão pobre da palavra discutir, pensamos logo, num debate sem fundamentos, onde pessoas brigam, xingam e não ouvem a opinião de terceiros.

            Porém, quando juntamos duas mentes brilhantes, em uma discussão, vemos o real significa da palavra e o resultado não poderia ser algo mais rico de conhecimento do que este livro! Karnal e Padre Fábio de Melo, dão uma aula de como ter bom senso, mesmo que um seja um Cristão e o outro ateu, eles acreditam no melhor do ser Humano:

“O nosso problema não é a falta de Deus. Enfrentamos é a falta de valores humanos, de educação, de conhecimento, de preparo, de solidariedade, tolerância. Quando o discurso religioso recai sobre um ser humano absolutamente carente de tudo isso, qualquer conversa passa a servir.”

            Está frase acima mostra o nível dessa discussão, muitos pensariam que ela foi dita pelo Karnal, porém, quem disse foi o Padre Fábio de Melo. Vocês não irão ver nesse livro discussões vagas como geralmente vemos entre Cristão e ateu, principalmente pelo fato de que Professor Leandro Karnal, foi católico durante infância e juventude e frequentou o seminário para ser jesuíta.

            Apesar de ter sido Católico por um bom período, Karnal diz que não chegou a ser Cristão, e ai temos um dos ápices mais interessantes deste livro:

“Eu consegui ser um excelente católico; a minha dificuldade foi ser cristão...”. E dentro deste debate dá para conhecer muito sobre ambos os escritores.

“Ateus são homens e mulheres que não viram sentido nas crenças religiosas. Mas nem por isso estão dispensados de viver a busca que pode torná-los pessoas melhores. Antes de sermos crentes ou ateus, somos humanos. Padecemos dos mesmos conflitos e nos alegramos pelas mesmas causas.”. Padre Fábio.

            Os escritores concordam em muitas partes no livro, o que torna a leitura interessante, eles conseguem se provocar, usando o bom humor e o respeito, conseguindo passar claramente a visão dos dois.

    “Quem dera nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la. A diferença como um ponto de encontro, e não de divisão.” -  Padre Fábio

O Livro é excelente para quem quer se aprofundar no assunto e conhecer mais sobre ambas as teorias.

PARA QUEM FOI COMPRAR O LIVRO, COMPRE ATRAVÉS DO LINK ABAIXO E CONTRIBUA COM A PÁGINA!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.