Resenhando o Livro: A Mente Mestra

junho 13, 2020


Resenhando o Livro: A Mente Mestra

Napoleon Hill foi o grande precursor do Mister Mind (Mente Mestra), ele trouxe esse conceito em diversos dos seus livros. 

E hoje iremos analisar uma visão mais prática e direta do escritor Joel Jota, brasileiro, campeão nacional de natação, mestre em esportes pela EEFE-USP, utilizou durante sua vida a Mente Mestra para o seu sucesso e de seus alunos da natação.

Mas, o que é a Mente Mestra? 

“A Mente Mestra pode ser definida com a coordenação de conhecimento e esforço, em um espírito de harmonia entre duas ou mais pessoas para alcançar um propósito definido.”

Fácil de entender? 
Quando duas pessoas têm o mesmo objetivo, se estas se unirem e souberem trabalhar conjuntamente, conseguirão muito mais sucesso do que separadas.

“É impossível que duas mentes se unam sem que crie, consequentemente, uma terceira força invisível, intangível, comparável a terceira mente.” 
(Napoleon Hill)

            E qual são os requisitos para dar certo uma Mente Mestra? 

     Resumidamente, uma missão/propósito em comum entre os participantes, os indivíduos devem ser cooperativos, leais, proativos e competentes, devem ter habilidades e conhecimentos complementares e maturidade para aceitarem críticas e feedbacks.

          E como Napoleon Hill chegou a conclusão de que a Mente Mestra é tão importante? 

Ele entrevistou mais de 500 milionários de sua época e o que eles tem em comum? Pessoas! Sim, pessoas que os ajudaram a construir seus impérios. 

Roubando uma frase clássica que Joel Jota usa muito: “Pessoas, precisam de PESSOAS”. 

Você pode ser o melhor Engenheiro do mundo, mas adivinha! Você não irá construir NADA SOZINHO. E muito menos construir uma empresa de sucesso, sem ter pessoas ao seu lado.

            “O mais importante é que um grupo de Mente Mestra permite que você saia da sua zona de conforto, aumente a sua curva de aprendizado e que, de fato, receba vários insights que poderão mudar drasticamente sua vida e seus negócios. A única coisa que não pode acontecer é você não agir, ter preguiça e não sair da inércia.”

            E o que pode fazer com que a Mente Mestra falhe? 

Pessoas no grupo com falta de propósito, indivíduos sem ambição, falta de saúde, falta de persistência (Lembrem-se, fracasso é um processo de aprendizagem), pessoas com personalidade negativa (Nenhum milionário é negativo, nem esportistas de sucessos) e pessoa individualista (Não compartilham conhecimento, não querem ajudar e não querem ajudar).

            E que dica o autor deixa para ter uma relação boa com as pessoas da Mente Mestra? 
Ser uma pessoa cortês, ter o hábito de sorrir, ser diplomático, ser tolerante (irá conseguir absorver mais conhecimento), controle emocional e o que considero principal para uma Mente Mestra, HUMILDADE. Essas dicas valem para qualquer grupo, mesmo que não seja uma Mente Mestra.

“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar 
juntos é um sucesso” 
Napoleon Hill


 Esse livro não está mais disponibilizado para vendas, porém, você pode estar lendo outros que trazem o mesmo conceito!


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.